NAVEGAÇÃO

seta

APOIO MARITIMO

FLOTEL

BALSA

KAUNAS - Embarcação de serviços de apoio marítimo e flotel

A embarcação Kaunas Seaways, do tipo casco duplo, foi construída em 1989 com registro na IMO nº 8311924.
Na atualidade, a embarcação atua como transportadora de cargas e passageiros no Mar Báltico. Em perfeito estado e com todos os equipamentos em ótimas condições, o Kaunas opera com capacidade aquém do seu limite de construção. Toda a documentação está em conformidade com a classificadora do armador DFDS, Llloyds Register.
Além da possibilidade de uso como flotel, a embarcação exibe estrutura operacional para operar como oil recovery e como hub de armazenamento de materiais e equipamentos offshore.
Com base no relatório da inspeção de chapas ocorrido na última docagem, verifica-se uma condição estrutural do navio íntegra e com irrisória perda de espessura.
As dimensões da embarcação do tipo RO-RO Cargo, são:

- Comprimento Total: 190,94 m
- Boca Moldada: 28,00 m
- Pontal Moldado: 6,50 m

A embarcação do tipo RO-RO, Kaunas, dispõe de:

1. Convés principal com capacidade para armazenamento de materiais e equipamentos com até 5 m de altura;
2. Convés inferior com sistema de guinchos hidráulicos e capacidade de armazenamento semelhante ao convés principal;
3. Heliponto que deve ser adequado para trabalho em águas brasileiras, porém sem a necessidade de grandes transformações;
4. Sinalização em todo o casario em conformidade com os requisitos de segurança (NORMAN, SOLAS 1974 Chapter II-2 Regulation 41-2 Paragraph 1.1);
5. Sistema de navegação no passadiço e fly-bridge sinalizados e atualizados conforme Nornam-15;
6. Sistema de fundeio da embarcação composto de guinchos de ancoragem, cabeços e buzinas em bom estado de conservação e operativos de acordo com a classificadora do Barco;
7. Sistema de salvatagem composto de baleeiras para atendimento a toda a tripulação e passageiros (instalados em ambos os bordos;
8. Sistema de salvatagem, composto de coletes de salva vidas em ambos os bordos (quantidade atendida para toda a tripulação e passageiros), aferido e com sistema certificado pela classificadora da embarcação;
9. Passagem entre os níveis da embarcação com corredores amplos e com pé direito acima do padrão brasileiro;
10. 40 Cabines com capacidade para acomodar três pessoas, podendo ser ampliada para 04 pessoas. Todos os compartimentos de cabine atendem o item 10.5.1 da NR-30 (SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO AQUAVIÁRIO) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego);
11. Praça de máquinas – Dotado com 04 Motores; transmissões em perfeito estado de manutenção;
12. Sistema composto por 09 tanques (combustível / água doce); capacidade total de 900 t de combustível;
13. Praça de máquinas – Piso limpo e todos os equipamentos bandejados com coleta e disposição dos resíduos oleosos;
14. Sistemas de propulsão e auxiliares em perfeito funcionamento e aferidos (geradores, eixo, estabilizadores, geração de água, bombas, sistema de tratamento de águas servidas);
15. Sistema de instrumentação operativo e devidamente identificado com diagramas e painéis elétricos de fácil acesso à equipe de operação e manutenção;
16. Refeitório amplo com capacidade para 120 passageiros que pode ser compartilhado com outra ala comportando mais 20, totalizando 140 pessoas;
17. Cozinha com capacidade para atendimento a 400 refeições. Mobiliário novo e equipamentos operativos;
18. Frigorífico com capacidade para armazenamento de até 400 kg de carne e derivados, operando em condições satisfatórias e com inspeções de limpeza diária. Adicionalmente, a embarcação possui um sistema de coleta de resíduos sólidos para tratamento autônomo e posterior descarte;
19. Piscina com uso de água do mar e sauna com sistema a seco para 20 pessoas;
20. Sistema de lavanderia com mobiliário em funcionamento;
21. Enfermaria com 02 leitos estruturada para UTI;
22. Áreas de recreação com capacidade para 40 passageiros, podendo ser utilizadas para jogos e leitura;

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